terça-feira, 6 de janeiro de 2009

NANQUIM DESCARTÁVEL


Nanquim Descartável narra às loucas aventuras de Ju e Sandra, duas garotas comuns que moram juntas e fazem HQs. Ju é uma garota completamente caótica, roteirista de quadrinhos e estudante de jornalismo. Sandra uma moça modernosa, desenhista de quadrinhos e estudante de artes-plásticas. As histórias se centram na vida pessoal das duas e começa com a aparição de Tuba, um rapaz bem-humorado e atrapalhado que também faz quadrinhos e se tornará amigo das duas.

Personagens:

JU: O nome dela não é Juliana. Tem um nome muito difícil de pronunciar, daí ela prefere ser chamada de “JU”. E ela não conta pra ninguém o verdadeiro nome. Bem desencanada, louca e ‘caótica’, faz jornalismo na ECA/USP, onde conheceu sua melhor amiga. Ama quadrinhos de vários gêneros e estilos, principalmente alternativos. Também adora contar histórias. Unindo as duas paixões tornou-se roteirista de HQs. Paralelo a isso, trabalha num site de jornalismo e dá aulas. Gosta muito de música, principalmente Blues e Jazz, além de sua paixão de juventude, Punk-Rock. Não consegue escrever ou trabalhar se não for ouvindo boa música. Seu grande desejo é publicar quadrinhos, o que a uniu a grande amiga Sandra.

SANDRA: Ela faz faculdade de Artes-Plásticas na ECA/USP e mora junto com a Ju, sua melhor amiga. Adora mangás, é uma leitora assídua de todos os títulos que saem nas bancas, lendo inclusive em japonês. Seus desenhos também refletem esse gosto, apesar de nos últimos tempos ter descoberto novos gêneros e estilos de quadrinhos com os quais irá se influenciar. Adora música e bandas mais alternativas. É vegetariana e ativista ecológica. Natureba, vive de regime, mesmo não sendo gorda. Sempre a procura de sua cara metade, o que a leva a decepções constantes. Introspectiva, se expressa muito mais pelos desenhos que faz do que por suas ações. Trabalha com free-lancer de ilustração.

TUBA: O terceiro integrante de nossa história. O apelido estranho dado no colegial vem porque era um grande xavequeiro. Não poupava nenhuma amiga de suas investidas. Até que começaram a dizer que quando ele se aproximava escutavam a música tema do filme Tubarão. Adora artes e histórias em quadrinhos, também desenha, mas gosta mesmo é de arte-finalizar e colorir. Boa-praça e gente boa, difícil ter alguém que não goste dele. Seu grande desejo é viver numa eterna festa, rodeado por seus amigos, possíveis garotas pra xavecar e muita bebida pra encher a cara.

Arte: Wanderson de Souza, Alex Rodrigues, Wagner de Souza, Júlio Brilha, Mário Mancuso, Carlos Eduardo e participação especial de Bira Dantas.

O segundo número conta com a história completa “UNS DIAS”, dividida em quatro capítulos, onde acompanhamos fatos corriqueiros da vida das personagens. Ju sofre em meio a lembranças misteriosas, Sandra atravessa um momento de problemas familiares e Tuba tenta conquistar uma nova garota. Além disso, as personagens começam a pensar na revista que produzirão em conjunto.

A HQ, apesar de apresentar característica de “série”, tem a intenção de trabalhar com histórias fechadas por edição, que não necessitem de um conhecimento prévio por parte do leitor de uma “cronologia”. Ela não se limita a apenas um “gênero”, movendo-se entre o drama, romance, humor, non-sense e sátira.

Nenhum comentário: