sábado, 10 de janeiro de 2009

AVATAR VIRA FILME... E JÁ TEM DIRETOR

Avatar: A Lenda De Aang

A adaptação para o cinema (Live-action)

O diretor M. Night Shyamalan (que dirigiu Sexto Sentido e Sinais) apresentou uma proposta à Paramount para adaptação da animação de grande sucesso Avatar: a lenda de Aang (título original Avatar: The Last Airbender). Shyamalan irá escrever e dirigir, além de produzir o filme em parceria com a MTV Films e a Nick Movies.

A adaptação da história corresponderia ao Livro I - Água (1º temporada). A idéia inicial, é que seja realizada uma trilogia baseado nas temporadas: Livro I, II e III, tal como Senhor dos Anéis.
Os criadores da série, Mike DiMartino e Bryan Konietzko mostraram-se animados com a idéia, e darão total liberdade para a criação da adaptação.

Guerra de Avatares:

O título do filme ainda não está decidido, mas é quase certo que não se chamará Avatar. O diretor James Cameron (de Titanic) tem um projeto de filme junto à FOX com o título “Avatar”, mas que não tem qualquer relação a série de animação da Nick, o título foi registrado e não deve haver negociações. Portanto, ironicamente o live-action de Avatar, caso seja realizado, poderá ter outro título, ainda não divulgado.

Começou uma briga entre os estúdios. A Paramount garante que o nome está devidamente registrado na MPAA (Motion Picture Association of America), mas a Fox também afirma que é dona do nome e que não haverá outro Avatar além do que eles estão produzindo.

“Nós possuímos o título do filme Avatar. Não haverá um outro filme chamado
Avatar …”. (James Cameron - em uma entrevista sobre o assunto)


Vamos ver quem vence essa batalha, espero que o Aang desperte seu estado Avatar e vença essa batalha que não é contra a Nação do Fogo, mas está soltando faíscas.


“Pseudo-anime” ??

Antes de assistir Avatar muitos podem rotular essas série como sendo mais um “pseudo-anime” como Martin Mistery, Três espiãs…etc; Mas basta acompanhar alguns episódios para a opinião ser mudada.

Certa vez um professor de mangá disse que mangás e animes são apenas os produzidos no Japão, o questionei dizendo o porquê disso, uma vez que é uma arte que pode ser produzida em outros países. A resposta que tive é que em outros países geralmente eles copiam ou se inspiram apenas no visual, em seus traços mas a essência do anime não é mantida.
Anime/ Mangá é uma arte visual, a “lustração é pura história” um exemplo é o mangá lobo solitário que em uma luta do último volume tem páginas sem um texto se quer, apenas imagens, as ilustrações com seus incriveis ângulos cinematográficos dispensaram palavras. Mangá diferente de HQ têm uma “linguagem” mais cinematografica, com enredos mais elaborados e histórias lineares, mais complexas (até mesmo os direcionados para o público infantil, o enredo é mais complexo que o padrão simples da animação tradicional) e com mais profundidadade, assim como o anime que o roteiro é desenvolvido com história - meio - e fim de maneira linear, os episódios não são desconexos têm uma razão e importância para o desfecho da história.

Seguindo esse raciocínio exposto de que os “pseudo-animes”(= “quase-animes”) são chamados assim por se inspirarem apenas no visual, nos traços de anime e não tem uma história sólida e linear, não têm a essência de um anime japonês.

Pode ser afirmado, que Avatar: A Lenda de Aang é a série “não-japonesa” que mais se assemelha aos animes lançados no Japão, pois seu enredo tem uma profundidade não vista em outras séries, seu traço é obvio que é de anime, e assim como nos animes os personagens são carismáticos e muito bem trabalhados.


Nenhum comentário: